Cresce no Brasil os serviços privados de Atenção Domiciliar, ou Home Care, como muitos designam a modalidade. Conforme dados do CNES – Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde são mais de 800 empresas prestando serviços nessa modalidade. Muito bem colocado no site da Conexão Home Care, https://conexaohomecare.com/quantas-empresas-de-home-care-ha/, sobre a pesquisa, o número de empresas cadastradas e como são caracterizadas para avaliarmos cuidadosamente se estamos usando o termo correto para a designação dos serviços e modalidades de atenção domiciliar oferecidas.
O crescimento da atenção domiciliar no Brasil é real e necessário, considerando o envelhecimento populacional, a tripla carga de doenças que enfrentamos, com destaque para as doenças e condições crônicas, o número reduzido de leitos hospitalares disponíveis e a necessidade de prevenção de reagudizações, além da desospitalização precoce dos pacientes pós agudo, para continuidade de cuidados em instancias extra hospitalares, como Unidades de Transição, Atenção Domiciliar e Unidades Ambulatoriais.
O tamanho do Brasil, as diferenças regionais, sociais e culturais, e a falta de regulamentação privada do segmento podem comprometer a oferta adequada dos serviços de Atenção Domiciliar? Qual é a sua vivência e opinião sobre esta questão?
Entendemos que a participação das empresas e dos profissionais da atenção domiciliar são fundamentais para nortearmos os próximos conteúdos que pretendemos publicar neste espaço. Você quer participar? Clique aqui e responda rapidamente x perguntas. Nós contamos com você para conhecer melhor o setor e conte conosco para informá-lo.